Prudentópolis se destaca pelas suas belezas naturais.
Prudentópolis é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2011 é de 49.016 habitantes. Fotos: Nelson Etuo Kadowaki
Em fins do século XIX a região era terras de Firmo Mendes de Queiroz,descendente de bandeirantes Paulistas, doou duas terras para a construção de uma capela em homenagem a São João Batista. No ano de 1896 foram atraídas para a região 1.500 famílias ucranianas, totalizando oito mil imigrantes. Os colonos foram assentados em diversos núcleos, onde tornaram-se pequenos agricultores, pecuários e industriais. O município formou-se em 1906, sob o nome de Prudentópolis em homenagem ao presidente Prudente de Morais. A imigração de ucranianos para a região durou até meados da década de 1920 e, atualmente, o município é considerado o mais ucraniano do Brasil, sendo 80% da população descendente dos imigrantes.
A região de onde vieram estes ucranianos é a Galícia, que já foi autônoma e também já pertenceu ao Império Austro-Húngaro, à Polônia e à própria Ucrânia. A nova geografia, que coloca o território predominantemente na atual Ucrânia, foi desenhada após o fim da Primeira Grande Guerra Mundial. Os poloneses de Prudentópolis, e os poucos "alemães" (austríacos) são oriundos da Galícia. Esta região foi também povoada por judeus, poloneses, alemães e austríacos, etc. Sua capital é Lemberg (em alemão), também chamada Львів/Lwiw (ucraniano) ou Lwów (polonês). Prudentópolis tem uma localidade que se chama Nova Galícia, exatamente em homenagem a esta origem.
Prudentópolis ocupa uma área de aproximadamente 2.308 km²,com população atual de 49.016 habitantes localizando-se ao lado da BR-373 entre Ponta Grossa e Guarapuava, (com acesso também pela BR-277 ao sul do município). O município é a segunda maior cidade da região centro sul e centro oeste do estado, estando apenas atrás de Guarapuava. A cidade possui arquitetura moderna com várias construções que lembram os imigrantes ucranianos. Está a 203 km do município de Curitiba, capital do estado do Paraná. Faz parte da Região Centro-Sul do Paraná, tendo como municípios limítrofes Guarapuava, Turvo, Cândido de Abreu, Ivaí, Guamiranga, Imbituva, Irati e Inácio Martins .
O município possui uma altitude média de 1500 metros acima do nível do mar. Está situado entre o Segundo Planalto do Paraná (Planalto de Ponta Grossa) e o Terceiro Planalto do Paraná (Planalto de Guarapuava). Apresenta diversas serras, sendo as principais a Serra da Esperança, Serra da Gralha, a Serra da Rita e a Serra da Barra Grande, e ainda diversos morros acima de 1800 metros, entre eles o Morro Morungava (ou Chapéu), o Morro Trombudo e o Trombudinho e ainda o Cerro Preto e o Cerro Azul e dezenas de cachoeiras, tanto é que nós podemos ver algumas na BR-373. João Vitor da Rocha
Prudentópolis se destaca pelas suas belezas naturais. O município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de cem metros de altura. Em Prudentópolis nasce o maior rio em extensão do Paraná, o rio Ivaí; ele nasce no encontro do rio dos Patoscom o rio São João. O município tem gradativamente ganhado importância no cenário turístico do estado do Paraná. A colonização ucraniana proporciona a Prudentópolis diversas atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com destaque ao Grupo Folclórico Vesselka, a Noite Ucraniana e o Koziá Festyvalh (Festa do Cabrito). Além de tantas maravilhas, essa terra é também considerada a "Capital do Mel", por seu manancial na comercialização do produto. Prudentópolis é também conhecida pelo apelido de 'Vaticano', tanto por sua vasta quantidade de templos religiosos, quanto pela religiosidade de seu povo. Prudentópolis também se destaca por ter uma das maiores festas juninas do Paraná, sendo dez dias de festas, onde acontecem vários shows artísticos e pirotécnicos, o que atrai muitos turistas para a região. Também se destaca pela produção de um dos mais fomosos salames, conhecido como "Krakóvia" que tem um sabor inigualável.
Fenafep
Festa Nacional de Feijão Preto, teve sua primeira edição em 20106 com o prefeito Gilvan Pizzano Agibert7 , próximo ao aniversário do município (12 de agosto). Tem como sua principal função a de divulgar o potencial turístico de Prudentópolis, e divulgar o potencial agrícola do município que é o maior produtor de cracóvia e de feijão preto do Brasil Como atração da festa está a maior panela do Brasil, pesando mais de 50 toneladas, a qual serve para produzir uma enorme feijoada, que em sua primeira edição alimentou mais de 30000 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário